segunda-feira, maio 22, 2017

Tudo se fez novo!

 

“Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!” (2 Coríntios 5.17)

Esta é uma afirmação muito forte e Paulo a faz com profunda convicção. Ele sabe quem havia sido e quem era agora. Tudo por causa de Cristo! Seus valores foram mudados e seus anseios passaram e ser de um tipo totalmente diferente dos que antes o habitavam (Fl 3.7). Entrou em sua vida o que no Evangelho é chamado de graça e agora tudo era diferente e novo. Paulo declarou: somos salvos pela graça (Ef 2.8) e eu devo tudo que sou à graça de Cristo que me alcançou (1 Co 15.10). À luz do que aconteceu consigo, Paulo declara que em Cristo, pessoas são recriadas!

“Estar em Cristo” significa ter a vida colocada na vida de Cristo. Isaías profetizou que Ele levou sobre si os nossos pecados e sofreu o nosso castigo (Is 53). Em Cristo somos perdoados, o Reino de Deus vem a nós e somos unidos em comunhão com Deus por meio do Espírito Santo. Estar em Cristo leva-nos a tudo isso! Esta é a obra da redenção que Cristo realizou em nosso favor. Pela fé em Cristo somos feitos filhos de Deus (Jo 1.12). Já não precisamos e nem devemos continuar nos vendo como antes e as vozes que nos diziam quem éramos devem perder a autoridade sobre nossa vida. Afinal, fomos feitos filhos de Deus!

Podemos e devemos ouvir a carinhosa e suave voz do Espírito de Deus nos dizendo que somos amados e que nossos pecados já foram perdoados. Devemos confiar mais nas propostas do Reino de Deus que nos orientam a amar, perdoar, servir  e honrar a Deus por meio de uma vida correta e justa. Não precisamos mais viver enganados tentando fazer da vida o que ela nunca será. Não precisamos mais temer a morte e nem as dores desta vida. Tudo ficou pequeno, pois estamos em Cristo. O que era velho se fez novo. Já não há mais fim, pois nele encontraremos o começo do que jamais se acabará. O que era velho já passou. Tudo se fez novo!

ucs