Ministrando a Palavra: Pr. Willian Barros
Base bíblica: Gênesis 26
18 Ele tornou a abrir os poços que haviam sido cavados no tempo de Abraão e que os filisteus haviam tapado depois da sua morte. E Isaque pôs nos poços os mesmos nomes que o seu pai havia posto.
19 Um dia os empregados de Isaque estavam no vale abrindo um poço e acharam uma mina de água. 20 Os pastores de Gerar discutiram com os pastores de Isaque, afirmando que a água era deles. Por isso Isaque deu a esse poço o nome de “Discussão”.
21 Depois os empregados de Isaque abriram outro poço e por causa dele também houve discussão. Então Isaque pôs nele o nome de “Inimizade”.
22 Isaque saiu dali e abriu outro poço. E, como não houve discussão por causa desse, ele o chamou de “Lugar Espaçoso”. Ele disse:— Agora oSenhor Deus nos deu um lugar espaçoso para viver nesta terra, e aqui vamos ficar à vontade.
23 Dali Isaque foi para Berseba. 24 Naquela noite oSenhor apareceu a ele e disse:— Eu sou o Deus de Abraão, o seu pai. Não tenha medo, pois eu estou com você. Por causa do meu servo Abraão, eu abençoarei você e farei com que os seus descendentes sejam muitos.
25 Isaque construiu um altar ali e adorou a Deus, oSenhor. Ele armou as suas barracas naquele lugar, e ali os seus empregados cavaram outro poço.
Essa narrativa tem como personagem principal Isaque. Percebemos que o Senhor tinha uma forma peculiar de trabalhar na vida de Isaque, diferentemente do seu pai Isaque.
Isaque ao chegar naquele lugar percebe que os poços que Abraão tinha cavado estavam entulhados pelos filisteus. Com a morte de Abraão, os filisteus não queriam a descendência de Abraão assumisse. Isaque conseguiu desentulhar os poços, porém apenas um tinha água. Isaque lidou a frustração de perder os outros poços, mas Deus tinha reservado mais. Precisamos aprender lidar com as perdas da vida, nem sempre é fácil. Vamos focar no poço que havia água. Os filisteus vieram e tomaram o poço. E Isaque deu o nome de Eseque, que significa discussão. Isaque abriu mão do poço, entendendo que não adianta lutar por aquilo que Deus não deu, que não é benção. Precisamos entender que as vezes, na vida precisamos abrir mão, para termos paz. A promessa de Deus em nossas é maior.
Isaque sai, e vai cavar outro poço, e novamente e tomado de suas mãos. Os pastores de Gerar tomam o poço, e Isaque dá o nome de Sitna, que significa inimizade, que na origem significa Satanás. O Senhor concede a Isaque uma forma de de reinventar e buscar outra solução. O Senhor faz o mesmo conosco, em meio a dificuldades, nos dá condição de reinventarmos e adaptarmos às dificuldades.
Percebemos que a benção estava com Isaque, e não nos poços. Ele não tinha tecnologia para saber onde havia água, porém era Deus quem o abençoava. Se analisarmos o território de Israel hoje, vemos que é investido muito para conseguir água, e muitos vezes a água e salgada.
Abraão era profeta, pai da fé.
O Dom do discernimento, significa que na prática o Diabo não pode te enganar. Porque Isaque abre mãos dos poços?
Isaque é um homem decidido. O Diabo não consegue derrubar pessoas decididas. Daniel aos 16 anos, decidiu não contaminar com as comidas do palácio. Apos 10 dias os servos do rei perceberam que Daniel e seus amigos estavam melhores que os outros. Deus tem distribuído dons e talentos a muitos, porém percebemos que não há decisão para servir a Deus. Deus procura os decididos, pois eles farão diferença é produzirão para o reino.
Isaque abre mão, pois a promessa dele é maior do que as dores. O Deus capacita aqueles que Ele chama, e nos diz sempre, que o refrigério está chegando. No nosso cansaço Deus traz o descanso, e nos permite renovar as nossas forças para prosseguir.
Pela terceira vez Isaque abre o terceiro poço, que dá o nome de Reobote, que significa lugar espaçoso, lugar de refrigério. Isaque percebe que ali era o lugar de refrigério, de crescimento. Isaque decide que era o lugar de crescer. Deus nos permite viver esse refrigério, que serve para crescermos. Mas temos que decidir crescer, para poder enfim valer a pena o cuidado de Deus para com as nossas vidas.
Isaque é incomodado em Reobote, pois não ouve a voz de Deus. Isaque entende que ali é um lugar de passagem, pois o ué Deus tinha a fazer, é maior do que qualquer refrigério.
Isaque segue, e chega em Berseba. Na mesma noite Deus se revela a Isaque e renova a promessa na vida dele. Deus quer nos usar de forma extraordinária, mas depende da nossa disposição de não nos acomodar diante dos poços da vida. Está além de querer ter poços abertos, com água viva. E querer o Deus que abençoa, que trata as dores, e renova as esperanças. É querer um relacionamento íntimo com o dono da promessa.
Isaque recebe todas promessas de Deus para Abraão. Essa é a trajetória que Deus quer trilhar em nossas vidas. Decida viver o melhor de Deus. É a história continua, com Isaque cavando outro poço... Assim é a nossa trajetória até o céu...
Por: