sábado, março 12, 2016

Culto de Ensino na Igreja do Relógio - Ministrando a Palavra: Pr. Lessa Lessa Júnior


Base Bíblica: Gálatas 6
1Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão, olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado. 2Levai as cargas uns dos outros e assim cumprireis a lei de Cristo. 3Porque, se alguém cuida ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo. 4Mas prove cada um a sua própria obra e terá glória só em si mesmo e não noutro. 5Porque cada qual levará a sua própria carga.
6E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui.
7Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. 8Porque o que semeia na sua carne da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito do Espírito ceifará a vida eterna. 9E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.

Este trecho das Escrituras, nos traz diretrizes para a vida cristã. Nos direciona na forma de reagir diante dos impasses da vida. Somos transformamos constantemente quando nós colocamos mediante a Palavra, pois ela nos confronta. Viver a Palavra é viver constantemente em mudança. Quando nossas reações estão afinadas conforme a Bíblia, somos conhecidos no mundo, pois resplandecemos a glória de Deus. Promovemos a paz, quando há conflito. Mas o apóstolo Paulo nos alerta que tenhamos cuidado, pois o conflito pode nos influenciar, e em vez de ajudar-mos, podemos piorar a situação. É melhor poder conceder o perdão, do que ter que pedir perdão. Deus espera servos que estão em transformação constante... É essa transformação vem quando permitimos que a Palavra de Deus nos influencie a tal ponto, que mudanças de atitudes façam parte do nosso cotidiano, nos fazendo mais parecidos com Cristo.

Em Galatas 6.2, nos convida a levar as cargas uns dos outros. Esse é o convite da Cruz. O próprio Jesus demonstrou seu amor na cruz, através do seu sacrifício, que levou as cargas de toda a humanidade. Temos obtido salvação através desse sacrifício de mais de dois mil anos atrás. E a dinâmica do evangelho continua, através do ensinamento do próprio Jesus, exposto nessa carta aos Galatas, que nos ensina a praticar o mesmo exemplo de Jesus.
Fico sabendo qual é o meu dom [não por sentir bem quando faço algo] mas quando faço algo que faz realmente diferença, onde sinto Deus agir através da minha vida. Talvez não me sinta totalmente confortável, mas devo ser diligente, para que consequências desastrosas não ocorram. Lembra do profeta Jonas? Exemplifica bem esse desconforto em fazer o que Deus mandou. Será que não tinha ninguém para falar em Ninive? Deus teve que chamar Jonas de longe... Talvez alguém não atendeu o pedido de Deus...

No verso 6, nos instrui a sermos gratos, e retribuir aqueles que nos abençoa. Uma igreja que demonstra a gratidão, cria um ambiente agradável, bom, e traz animo à aqueles que são usados por Deus.

No verso 7, nos ensina a plantarmos o bem, principalmente no que tange à igreja do Senhor. Não podemos permitir que falem mal, criticando o que é feito. É uma estratégia diabólica, que infelizmente muitos cristãos tem dado a esse papel. Ao andarmos no Espírito, provocamos mudanças positivas. Somos procurados, não pelo que falamos, mas pela nossa postura de vida. A única Bíblia que alguns lerão, será a nossa vida. Pense na responsabilidade 🤔. O respeito deve existir sempre.

Não podemos nos cansar de fazer o bem. O amor sempre frutifica em algo bom. Devemos entender o tempo de Deus, o tempo do deserto, de entrar na terra prometida. Não podemos desanimar na fé, pois muitos morreram no deserto, pois não estavam preparados para entrar na terra prometida. Que sejamos servos fieis, sempre constantes em fazer a vontade de Deus. Deus não se deixa escarnecer, pois tudo que Deus fala, Ele faz. Quando o nosso foco esta no Senhor, teremos nossas forças renovadas. Fiquem na paz!

Por: 
Lucinea Silva Lessa