segunda-feira, fevereiro 15, 2016

Reunião do Ministério na Igreja do Relógio - Ministrando a Palavra: Pr. Lessa Junior

Base Bíblica: 
Êxodo 13

17E aconteceu que, quando Faraó deixou ir o povo, Deus não os levou pelo caminho da terra dos filisteus, que estava mais perto; porque Deus disse: Para que, porventura, o povo não se arrependa, vendo a guerra, e tornem ao Egito. 18Mas Deus fez rodear o povo pelo caminho do deserto perto do mar Vermelho; e subiram os filhos de Israel da terra do Egito armados.

19E tomou Moisés os ossos de José consigo, porquanto havia este estreitamente ajuramentado aos filhos de Israel, dizendo: Certamente Deus vos visitará; fazei, pois, subir daqui os meus ossos convosco.

20Assim, partiram de Sucote e acamparam em Etã, à entrada do deserto. 21E o SENHOR ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo, para os alumiar, para que caminhassem de dia e de noite. 22Nunca tirou de diante da face do povo a coluna de nuvem, de dia, nem a coluna de fogo, de noite

Essa passagem retrata do exato momento em que o povo de Israel saiu do Egito. O povo agora iria trilhar pelo deserto. Saiu de uma situação de escravidão, para entrar por caminhos desérticos, onde o sol castigava durante o dia e a noite machucar com temperaturas muito baixas. Que situação assustadora, porém vemos o cuidado de Deus nessa jornada. Num momento tão ruim, de tanta escassez, proveu Deus uma nuvem para resfriar a caminhada, é uma coluna de fogo que servia para aquecer e iluminar, espantando assim os animais ferozes que pudessem encurrala-los. 

Essa situação é muito parecida a que nós estamos vivendo. Todos os dias ouvimos a palavra CRISE, que tem tirado a paz da nação brasileira. Nós somos o Israel de Deus, que somos agraciados pela provisão que Ele tem para os seus. O mundo nos escravizava, porém em Jesus temos a liberdade. Essa liberdade é guiada constantemente pelo nosso Senhor Jesus, a quem pronunciamos constantemente sermos servos. Ser servo é caminhar debaixo na nuvem, e atrás da coluna de Fogo. E passar pelo deserto, pela crise, submetido e aquebrantado diante do Senhor. Viver no deserto, é contar todos os dias com o cuidado de Deus. E decidir viver para Ele, e por Ele. E definir a nossa posição e decretar aos quatro cantos que confiamos no Senhor que nunca nos desampara. O mundo procura a rocha que nós cristãos temos. 

A busca por soluções virá de toda a parte, e precisamos está prontos a dizer a razão da nossa fé, e a quem temos crido. A nossa unidade, como corpo de Cristo mostrará ao mundo a seriedade do nosso Deus. A maior e melhor pregação ao mundo é o nosso quebrantamento, quando mortificamos o nosso eu, carregamos a nossa cruz. Viver em unidade é viver na graça, pregar o evangelho que os filhos voltem para os pais, as famílias sejam restauradas... A nossa missão é muito clara, a Bíblia nos diz com exatidão. Ser juiz não é nossa função, pois temos o nosso acusador dia e noite trabalhando contra a igreja. É uma das armas mais usadas pelo inimigo de nossas almas, e usar pessoas à fazerem seu trabalho. Não podemos prestar a esse papel, pois temos que ter foco, a nossa missão aqui na terra. 

Enquanto vivermos aqui, precisamos trabalhar para o crescimento do evangelho do reino. É assim seremos preparados para o céu, nossa pátria celestial, que será eterna. Viver com essa certeza, é viver em paz, mesmo diante da crise. E está bem no deserto, mesmo com as dificuldades do local. Vivemos momentos que devemos buscar o quebrantamento, pois as perspectivas terrenas são as piores. A essência do evangelho é o que nos dará força para caminhar. Diante dessas dificuldades obteremos paciência para lidar com nossos relacionamentos. É momento de restauração, de está apto a ajudar ao nosso próximo. 

De buscarmos a unção em Deus, a fé com obras, produzindo frutos. Os sinais seguirão aos que crêem. A fé vem pelo ouvir e ouvir a palavra de Deus. O Senhor tem buscado homens ousados, que vivem pela fé. Ele tem permitido os desertos para podermos exercitar a nossa fé. E ao sairmos, com certeza seremos mais fortes e broeiros mais bem preparados. Nós precisamos de Deus, e não Deus precisa de nós. Fomos presenteados por dons, presentes, que deverão ser usados para o serviço de Deus. E conforme Deus tem nos dado, seremos cobrado. 

O grande desafio está lançado: para o mundo chama-se CRISE, para nós SERVOS, é experimentar o poder sobrenatural do nosso Deus.








Por Lucinea Lessa