Muitas pessoas reclamam demais por acreditarem ser normal a atitude de murmurar mediante situações que lhes causam desconforto. Então, tentam desabafar falando mal do governo, do calor, do frio, do trânsito, do vizinho barulhento, dos comportamento rebelde dos filhos, do cônjuge, do corpo, da comida, da falta de dinheiro, da vida em geral.
Outros reclamam por terem necessidade de serem notados. Querem chamar atenção mesmo sendo por meio de um recurso doentio, negativo. Geralmente, pessoas com baixa autoestima, que não se valorizam, não se amam, tendem a esse comportamento.
Existem ainda aqueles que enfrentam a depressão. E neste quadro psicossomático a visão da realidade se torna deturpada, escura, sem vida, sem cor. A ótica da realidade passa a ser vista por meio de uma alma angustiada, o que aumenta a proporção de uma dificuldade, cria problemas onde não existe, enganando-se, acreditando na sua falsa verdade.
Há aqueles que por conviverem com pessoas que só sabem reclamar, também adotam esse estilo de vida, acreditando ser natural viver reclamando de tudo e de todos. No entanto, justificativas para não se concentrar nas coisas boas e falar mal de tudo são contrárias aos propósitos de Deus. Vejamos o que o Eterno nos instrui, por meio da Bíblia, sobre o assunto. Filipenses 2.14: “Façam tudo sem queixas, nem discussões (…)”. “Irmãos, não se queixem uns dos outros” (Tiago 5.9).
Deus deseja usar a sua vida para transformar a sociedade, visto que Ele disse que somos sal e luz na terra. Ou seja, devemos fazer a diferença! E isso não ocorre por meio da murmuração, do falar mal das pessoas, de reclamar o tempo todo de tudo e de todos! Deus quer lhe revestir de sabedoria, lhe dar as palavras certas, no momento certo, para intervir em uma causa e vencê-la.
A Palavra do Senhor relata a história de Abigail, no livro de 1 Samuel, a partir do versículo 14 do capítulo 25. Essa mulher era casada com Nabal – um homem poderoso, rico e com o coração cheio de maldade. Ele tratou com desprezo os funcionários de Davi, mesmo tendo recebido bênçãos e favores dele. Por causa disso, foi jurado de morte. Abigail poderia ter gostado da ideia de ficar viúva de um marido horrível, poderia ter falado mal de Nabal para ficar livre ainda mais rápido daquele mal esposo… Mas ela não murmurou. Antes, interveio junto a Davi e conseguiu livrar sua família da morte.
Abigail conseguiu focar nas coisas certas, então Deus, considerando a conduta dela, transformou a maldição em bênção.
Aprenda: atitudes positivas, podem livrá-lo da morte. Por outro lado, a atitude negativa de reclamar pode proporcionar solidão. Afinal, ninguém gosta de ficar do lado de pessoas que só sabem falar coisas ruins. Além do mais, elas podem ser a causa de dores no corpo, depressão, e até das chamadas enfermidades psicossomáticas. A reclamação também entristece o coração de Deus porque ela é uma prova de que você não confia Nele.
Pare de reclamar, traga à sua memória aquilo que pode dar esperança. Inicie agora o processo de mudança de atitude. Como?
1 – Reconheça sua atitude de murmuração.
2 – Arrependa-se.
3 – Mude de comportamento agora!
4 – Não ande na roda de murmuradores.
5 – Escolha falar coisas boas.
6 – Valorize sua vida, suas conquistas, as bênçãos que Deus lhe dá a cada manhã. Ame-se, respeite-se.
Busque ajuda. Deus usa a vida dos médicos, psicólogos e pastores para lhe auxiliar.
:: Vanessa Resende