Sempre faço esta pergunta no início de minhas palestras, cursos e consultorias. Acredito que, ao ler essa primeira frase, a única coisa que venha à sua mente é “Dinheiro”!
Muito dinheiro é a garantia de uma vida de Sucesso? E a saúde física? E o relacionamento? E alguma atividade profissional que você tenha? Mesmo ficando sempre à toa, curtindo a vida e vivendo de rendas, com a tão sonhada Independência Financeira, isso tudo é garantia de Sucesso? E a sua saúde Espiritual como está?
O tema do meu mestrado foi “Qualidade de Vida e Endividamento”. Estudei os impactos do endividamento na vida das pessoas e das empresas. Pergunto: Você acha que o endividamento afeta a qualidade de vida das pessoas e das empresas? Positivamente ou negativamente?
A maior parte das pessoas respondem, neste momento, que o endividamento afeta negativamente a qualidade de vida das pessoas e das empresas. Mas eu pergunto: Se todos sabem que as dívidas afetam negativamente a qualidade de vida das pessoas, por que será que tantas pessoas fazem dívidas?
No meu estudo descobri que no afã de conquistar uma qualidade de vida material melhor, seja uma roupa, sapato, celular, moto, carro, viagem e casa própria, várias pessoas se endividam sem um prévio planejamento e acabam perdendo qualidade de vida por causa das dívidas. Não sou contra as dívidas, existem dívidas ruins, pouco ruins e dívidas boas. Isso mesmo existe dívidas boas!
Quero voltar à pergunta inicial: o que é necessário para se ter uma vida de sucesso? Descobri que a maioria das pessoas não quer ficar rica, milionária, quer mesmo é conquistar a tão sonhada qualidade de vida.
Elas querem viver bem, com Qualidade de Vida Material mas, também, as várias outras saúdes que devem estar funcionando bem para que uma excelente qualidade de vida seja conquistada.
Por Erasmo Vieira
Administrador e Consultor em Finanças Pessoais.
Por Erasmo Vieira
Administrador e Consultor em Finanças Pessoais.