sexta-feira, agosto 07, 2015

Coragem para tomar a decisão correta

Há muitos homens cristãos, mas poucos homens de Deus. Em 1Reis, capítulo 18, lemos sobre a diferença que pode fazer um homem de Deus: “Elias está aqui!” (v.8). Quando Elias apareceu, tudo mudou. Ninguém ficava indiferente ou conseguia ignorar a presença dele. Dentro dessa perspectiva, onde podemos encontrar, hoje, homens de Deus que se destacam dentre tantos outros? Quando Elias orou para que a chuva parasse, aquela era uma  representação física de que a nação passava por uma seca espiritual e precisava se voltar para Deus. A chuva simboliza as bênçãos de Deus no avivamento. Ele orou, e os céus retiveram as chuvas de bênçãos por três anos. Onde estão os homens de determinação? Onde estão aqueles que se levantam contra a opinião da maioria e falam em nome de Deus?
Elias foi um homem que não hesitou em conclamar o povo a optar por Deus. É hora de todo marido e todo pai chamar sua família a tomar uma decisão. Os dias de hoje exigem uma fé que não se dobra, uma fé genuína. A maioria dos membros da igreja gosta de ouvir sermões sobre Elias, mas mudaria de congregação se Elias fosse chamado para ser o pastor de sua igreja. Deus está  à procura de homens totalmente entregues a Ele. A resposta é sim ou não; não existe meio termo. Elias foi um homem de atitude e um homem de oração. Para ser eficaz na obra de Deus e em sua família, você precisa ser um homem de oração.
Precisamos de homens que sejam líderes, profetas e sacerdotes, sejam quais forem as circunstâncias. Elias não era um super-homem; mas ele podia orar. Ele orou por água e por fogo. Precisamos nos dias de hoje das duas coisas. Precisamos do fogo do Espírito e das águas do avivamento. Deus procura por homens assim. Ele procura por homens que dirão: ”Eis-me aqui. Envia-me a mim”. Precisamos de alguém como Elias, porque nossa sociedade está sendo governada pelos que não são tementes a Deus – e muitos não se importam com isso. Precisamos de uma pessoa com coragem, que seja firme e nos chame para um despertar. Elias foi um homem de verdade. Ele não se misturava com a multidão de superficiais. Muitos homens se comprometem mais com o trabalho, TV e o esporte do que com Cristo. Eles não recusariam ingressos de um jogo de futebol ou um convite para outra atividade, mas se esconderiam nos lençóis ou em poltronas vendo TV se estivesse chovendo num domingo na hora do culto.
Foto: Internet
Quem poderia ser esse homem hoje? Eu, você? Deus neste momento sonda o nosso ser procurando por um homem cujo coração esteja firmado nele. Elias foi o homem de Deus designado para afrontar Acabe e Jezabel, que não eram tementes a Deus. Três anos mais tarde a terra passou por grande fome, mas mesmo diante da morte, da fome e da desidratação, as pessoas permaneceram fiéis aos falsos deuses. Você diria que hoje, com tantos furacões, alagamentos, tremores, tornados e erupções vulcânicas, Deus está tentando nos dizer algo? A vida de Elias foi baseada no ardente desejo de ver as pessoas voltarem para o único e verdadeiro Deus. Ele estava indignado com a transigência que o cercava. O homem com fogo em seus ossos clamaria por fogo do céu, porque a honra do Senhor estava em questão. Elias nunca encarava  uma situação quando não tinha certeza da resposta de Deus. Ele tinha determinação, mas a adquiriu dobrando seus joelhos em oração.
Tendo orado e recebido uma resposta de Deus, firme-se nela. Caminhe sobre o campo de batalha, vestindo sua armadura espiritual. Confie que Deus tem ouvido suas orações e honra as Suas promessas. Marche em direção ao campo de batalha. Não ceda à tentação de ficar de fora e entregar sua família ou a sua nação nas mãos de Satanás para ser derrotada. Temos pouco apetite para o alimento da Palavra e o chamado da cruz. Devemos ter coragem de nos afastar e viver em santidade. Por quanto tempo você hesitará? De quanto tempo você precisa? Quantos sermões precisa ouvir? Reaja. Essa é a hora da decisão. Tenha coragem de decidir de que lado você ficará: do mundo ou de Deus.
Que Deus use o exemplo de Elias e nos faça corajosos o bastante para pregarmos a verdade e confrontarmos a cultura deste mundo. Seja no altar interior, que há em seu coração ou no altar de sua igreja, encontre um lugar, ajoelhe-se, e não se levante até que você resolva ser quem Deus precisa usar neste momento. Fique ali até que o fogo de Deus aqueça o seu coração, até que rios de água-viva inundem o teu ser. Coragem é a determinação que traz mudanças; e determinação é a persistência em prosseguir até que vejamos a mudança acontecer. Quem quer ser o primeiro?
::Pr. Newton Rodrigues