“Filho meu, não te esqueças dos meus ensinos... porque eles
aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz”
Pv 3.1,2
A longevidade é um anseio natural de todo ser humano.
A única opção para não se chegar à velhice é morrer jovem. Hoje, com o avanço da medicina, a estimativa de vida tem aumentado em todo o mundo. Aqueles que têm alimentação saudável, hábitos saudáveis e exercícios físicos regulares têm maior chance de ter uma velhice saudável. Porém, a longevidade precisa vir acompanhada de anos de vida e paz. A quantidade de anos precisa estar de mãos dadas com a qualidade dos anos.
Como alcançar essas duas coisas tão preciosas: longevidade e felicidade? Salomão, o sábio rei de Israel, nos dá a receita. Primeiro, exercitar a mente para reter os ensinos da palavra de Deus. O esquecimento é resultado da falta de meditação. Não basta ler a palavra de Deus, é preciso meditar nela de dia e de noite. Segundo, exercitar o coração para guardar os mandamentos da palavra de Deus. Reter na mente a palavra é o fundamento para se praticar a palavra. Alcança uma vida longa e feliz aquele que se aplica ao estudo, à meditação e à prática da palavra de Deus.
Há muitos que apenas conhecem, mas não vivem e há aqueles que querem viver sem conhecer. As duas coisas caminham juntas. Uma decorre da outra. Primeiro conhecemos a palavra de Deus; depois a colocamos em prática.
Referência para leitura: Provérbios 3.1-10
Cada Dia