sexta-feira, abril 03, 2015

A esperança que adoece o coração

“A esperança que se adia faz adoecer o coração, mas o desejo cumprido é árvore de vida” 
Pv 13.12

A esperança é o oxigênio da vida. Se ela falta, perecemos. 
Se ela se adia, adoecemos o coração. Porém, o anseio satisfeito é árvore de vida. A vida é feita de decisões. Não somos aquilo que falamos, mas o que fazemos. Não é sábio deixar para depois aquilo que podemos fazer hoje. Não é sensato empurrar com a barriga decisões que precisam ser tomadas urgentemente. Não é prudente jogar para debaixo do tapete aquilo que precisamos resolver com agilidade. A esperança adiada entristece o coração e abate a alma.

Talvez você tenha deixado para depois aquela conversa que precisaria ter com o seu cônjuge, com os seus filhos ou com os seus pais. Talvez você tenha fugido da responsabilidade de tomar algumas decisões importantíssimas em sua vida. É melhor o desconforto do confronto sincero do que a posição confortável da omissão covarde.

Não espere mais para falar, agir e se posicionar. Levante-se e seja forte. Ninguém pode tomar o seu lugar e decidir por você. Essa é uma responsabilidade sua. Essa coisa é de sua incumbência. Não adie mais. Rompa com o ciclo vicioso da omissão. Sacuda a poeira. Ponha o pé na estrada. Suba nos ombros dos gigantes e comece uma marcha vitoriosa em sua vida. Esperança adiada adoece o coração, mas o desejo cumprido é árvore de vida.


Referência para leitura: Provérbios 13.1-14