sexta-feira, março 27, 2015

A prova dos nove


“Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros”
Jo 13.35


O amor é fruto do Espírito Santo. É o maior dom, o maior mandamento, a síntese e o cumprimento da lei. Amar a Deus e ao próximo é o resumo da lei. Devemos amar o nosso próximo como a nós mesmos. Sem amor, os dons espirituais são inócuos. Sem amor, nossas palavras são folhas levadas ao vento. Sem amor, nossa fé é vazia de conteúdo. Sem amor, não há evidência de salvação. Somos conhecidos como discípulos de Cristo pelo amor. Mas, que amor? Jesus deixou claro: “Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros” (Jo 13.34).

Jesus amou-nos mais do que a si mesmo. Ele nos amou e deu sua vida por nós. Assim devemos amar. Amar como ele nos amou. Quem ama respeita a vida, a honra, os bens, o nome e a família do próximo. Quem ama dá sua própria vida pelo próximo. Esse amor tem um novo padrão e uma nova exigência. Amar como Cristo nos amou é a prova insofismável do verdadeiro discipulado. O amor é a apologética final, a prova dos nove, a evidência mais eloquente de que somos seguidores de Jesus.

Quem não ama a seu irmão ainda está nas trevas. Quem não ama nunca viu a Deus, pois Deus é amor. A evidência mais robusta do nosso amor a Deus é o nosso amor ao próximo. O amor é o nosso maior distintivo!


Referência para leitura: João 13.31-35

A prova dos nove