segunda-feira, março 03, 2014

Retiro Espiritual 2014 - Como sei que tenho feridas na alma?



Como sei que tenho feridas na alma?
Ministração Retiro Espiritual
Palestrante: Pr. Marcos Alvim 

O povo saiu do Egito, mas o Egito não saiu do coração do povo.
Jesus nos presenteou com paz. Ele falou em sua palavra que nos daria paz de espírito. O mundo procura por paz. Jesus que quer todo nosso ser seja abençoado.
Como sei que tenho feridas na alma?


Algumas pessoas tem medo de saber se tem feridas na alma. Como saber?
Na Palavra de Deus, em 1 Tessalonicenses, cap. 5, nos traz:
23 Que Deus, que nos dá a paz, faça com que vocês sejam completamente dedicados a ele. E que ele conserve o espírito, a alma e o corpo de vocês livres de toda mancha, para o dia em que vier o nosso Senhor Jesus Cristo. 




A alma é a sede das emoções, e a que tem vontade. Exprime tristeza, magoa, e também alegria, felicidade. A alma é envolta no corpo. Olhamos para o corpo, para sabermos como está o nossa alma. O espírito e o elemento com o qual contactamos com as coisas espirituais. O corpo contactamos com o mundo que vivemos. Já alma contactamos com as nossas emoções. Os nossos problemas estão alojados na alma.


O apóstolo diz na sua palavra em Romanos 12:

1 Portanto, meus irmãos, por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam completamente a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a ele. Esta é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer a Deus.
Se quisermos entender e viver os projetos de Deus em sua vida, precisamos buscar cura, para vivermos a vida que Deus quer. No livro de Romanos 5, nos diz que devemos ser nova criatura.


17 Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo.

Vários fatores no nosso corpo pode nos levar a distanciar de Cristo, por isso o Apóstolo Paulo não nega que existem tais desejos que afasta o nosso corpo de DEUS. Mas ele afirma que esmurrava o seu próprio corpo, se negando para o mundo, reduzindo a escravidão, pois quem manda é Deus.


ASSISTA O VÍDEO:


1 Corintios 15. 53 e 54, retrata a mudança que traz a nova vida. As coisa velhas já passaram e novas vão chegam. 

53 Pois este corpo mortal precisa se vestir com o que é imortal; este corpo que vai morrer precisa se vestir com o que não pode morrer.

54 Assim, quando este corpo mortal se vestir com o que é imortal, quando este corpo que morre se vestir com o que não pode morrer, então acontecerá o que as Escrituras Sagradas dizem:
“A morte está destruída! A vitória é completa!”


Ainda não chegou esse momento que Paulo descreve, por isso devemos cuidar do nosso corpo. Na alma carregamos os traumas, as feridas.... E muitas das vezes ocorre por interferências de outro ser humano. Essas feridas nos atrapalha a servir ao Senhor, nos impede de crescer espiritualmente, nos nivela a colocarmos todos no mesmo patamar. Quando aceitamos a Jesus, Ele vem morar no nosso espírito, mas a alma e o corpo ainda são velhos, e precisa de cura. A boa notícia e que Jesus pode curar, pode realizar esse processo. Esse sacrifício e doloroso, e difícil, e crescente.

Primeiro sacrifício é do corpo.
Segundo sacrifício é da mente.

Somos príncipes e princesas diante do Senhor. Mas para assumir tal posição temos que ter a nossa mente renovada. Pense na posição de um príncipe e uma princesa. Temos assumido essa posição??????? O povo saiu do Egito, mas o Egito não saiu do coração do povo. Precisamos entender a autoridade que o Senhor tem nos dado, e muitos de nós tem jogado para o alto. A mudança que o Espírito Santo faz em nossa vida, é a verdadeira metamorfose, que tem o poder de impactar todos ao nosso redor.


Perceber a dor da lembrança, que ao relatar algum acontecimento em sua vida, traz dor, saiba que você precisa de cura. Sentimentos como raiva, nojo, angústia, traz dor a nossa alma. Tais atitudes traz comportamentos limitadores. No primeiro momento não conseguimos entender, porém vemos muitas pessoas travadas, até ministerialmente falando, por tais feridas.

Comportamentos limitadores:
1- pessoas que vivem ameaçando outras;
2- pessoas que vivem chantageando outras;
3- pessoas que vivem confusas;
4- pessoas que nunca reconhecem os seus erros, mas transfere para os outros;
5- pessoas que racionalizam tudo;
6- pessoas que tem prazer na desgraça dos outros;
7- desqualifica o sucesso do outro;
8- ausência de sonhos, não tem projetos;
9- desconfia de todo mundo;
10- é ipocondrioco, traz problema que não tem;
11- é ciumento; sufoca as pessoas; dá mais valor as coisas do que pessoas;
12- tristeza inexplicável. Um dos frutos do espírito e a alegria.
13- alegria demais, escondendo problemas emocionais;
14- comprar compulsivamente;
15- dificuldade de dizer não.
16- dificuldade de aceitar elogio.
17- timidez que te paralisa.
18- pesadelo constante.
19- rejeição; 


Quando vc se olha no espelho o q vc vê? Existem pessoas q não estão satisfeitas consigo. Elas precisam se amar. Temos necessidade de ser aceito, de fazer parte de um grupo, de identificar com alguém.
Temos que entender que Jesus morreu por nós. 

Esse grupo de pessoas se relaciona com as pessoas como aspirador de pó, sugando o relacionamento com força total. Ela tem medo de não ser amada. Existem ainda aquelas que tem problema com o nome.
Problemas com a morte de entes queridos. 

Gravidez indesejada,
Divorcio,
Palavras de negação, em vez de palavras de benção.
Somos geração de campeões , de vencedores.
Há cura para as nossas emoções!!!
20- Auto rejeição
Há pessoas que se acham magras, gordas, cravos e espinhas na pele, coração cheio de culpa, possuem deficiência física, dentre muitas outras coisas que poderíamos citar... E tudo isso tem levado a auto rejeição. Essas pessoas precisam de cura.
21- Narcisismo
22- Exibicionismo

Identificou algum desses comportamentos limitadores ????

Saiba que Deus está pronto a trazer cura para sua vida. Ele morreu para nos trazer paz de espírito. Busque a cura, pois assim teremos condições de viver os planos que Deus traçado em nossa vida. Fique na paz!

Artigo: Pastora Lucinea Silva Lessa