Acaso busco eu agora a aprovação dos homens ou a de Deus? Ou estou tentando agradar a homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar a homens, não seria servo de Cristo. (Gálatas 1:10)
É muito importante a nossa razão ou motivo em fazer as coisas. Deus quer que tenhamos corações puros. Ele quer que façamos o que for porque acreditamos que Ele está nos guiando a fazê-lo, ou porque a coisa certa a fazer. Deus quer que sejamos motivados pelo amor. Devemos fazer o que fazemos por amor a Deus e aos homens. Se formos motivados pelo temor, isso não agrada a Deus.
Deus nos instrui em Sua Palavra a não fazermos as boas obras apenas para sermos vistos pelos homens. Não devemos fazer as coisas só para sermos reconhecidos e honrados. Quando oramos, não devemos ser vistos pelos homens ou tentar impressionar Deus com muito falar e repetição. Deus não se impressiona com o tamanho e eloqüência de nossas orações. Ele busca sinceridade e fervor. Qualquer obra nossa que seja impura será queimada no Dia do Juízo. Perdemos nossa recompensa por qualquer obra que seja feita com motivos impuros (veja Mateus 6:1-7 e 1 Coríntios 3:13-15).
Devemos dedicar um tempo regular para perguntar a nós mesmos porque estamos fazendo as coisas que fazemos. Não é o que fazemos que impressiona Deus; Ele se preocupa com o “porque” por trás do que fazemos.