quinta-feira, janeiro 31, 2013

Mestre, ensina-me a…


“E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:” (Mateus 5.2)
Querer aprender é a condição primária para quem deseja ser discípulo. O discípulo anda junto do mestre, observa, pergunta, ouve e aceita a correção entendendo que se trata de uma prova de amor, como a ovelha que aceita a direção do cajado e caminha por onde for direcionada. Ser discípulo é querer se parecer com o mestre. Ser discípulo é o desejo de todo cristão. Queremos aprender!
Jesus, o nosso Mestre, declarou que veio para que pudéssemos viver em abundância de vida. Viver de forma plena em todos os sentidos é uma realidade disponível e é de graça para todos nós. O que precisamos é saber tornar este fato em realidade atuante em nossas vidas. Mas como saber se não houver uma disposição para o aprendizado? Jesus quer nos ensinar!
Jesus sempre ensinou. Ele ensinava curando, ensinava libertando, ensinava alimentando, ensinava discursando… Cada milagre, cada detalhe que Ele viveu é um ensinamento. E, Ele deixou todas as receitas de viver bem em sua Palavra, que está ao alcance das nossas mãos e mente. Cabe a nós é tomá-las e encucá-las de forma que o caminho escolhido por nós seja o caminho escolhido por Deus para nós. Para isto precisamos permitir que os ensinamentos de Jesus tornem-se prática e não apenas em teoria. Isto é um discipulado.
Devemos desejar o conhecimento, orar e buscá-lo de forma prática e diária. Simples assim: acordar e perguntar ao Mestre: “Senhor o que eu posso aprender hoje?” Abrir a Bíblia, ficar atento e deixar que Ele traga os ensinamentos. Certamente, Jesus, O Mestre, virá nos surpreendendo com sua maneira suave e doce de ensinar, durante todo o dia e por toda a nossa vida. Sempre há o que aprender, e, O Mestre sempre terá o que nos ensinar; afinal, Ele prometeu que estaria conosco por todos os dias, disponível para transmitir seus ensinamentos a quem estiver disposto a aprender.
Então, vamos para a escola?
“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha.” (Mateus 7.24)
::Nilma Gracia Araujo