“Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.” (João 4.14)
Em forma de palavras, água e vida se completam de forma muito perfeita, como elemento, a água é fundamental para a existência e manutenção da vida. Sem ela não sobrevivemos por muito tempo.
Especialmente no Brasil, vemos o quanto a falta ou o excesso de água afeta a vida das pessoas. No Nordeste, muitas regiões enfrentam as longas secas que fazem com que as pessoas sejam obrigadas a sair de suas casas, cidades e deixar tudo para trás para irem em busca de locais que haja água e possam viver melhor.
Enquanto isso, em outras regiões, famílias são afetadas pelo grande volume de água das chuvas. E assim, com muita ou com pouca água, segue a vida. Trazendo Jesus para esse contexto, por ter nascido em um lugar que, até hoje sofre com a escassez de chuva e água abundante, sendo Aquele que nunca perdeu uma única oportunidade de transmitir Seus ensinamentos, em diversas ocasiões Jesus apresentou-se como a água viva.
Foi assim com a mulher samaritana que, em busca de água para saciar a sua sede natural no poço de Jacó, encontrou-se com Jesus, o Único capaz de saciar a sede espiritual que havia no seu interior. E, a partir desse encontro com a verdadeira água viva, ela teve sua vida transformada para sempre. (João 4.5-14)
Na Galileia, na Festa dos Tabernáculos, Jesus disse em alto e bom som que, se alguém tem sede, deve ir a Ele e beber. Significa que precisamos ir a Ele e crer em Jesus para que rios de água viva jorrem do nosso interior, pois quando depositamos nossa fé no Senhor, temos a água que nos dá vida (João 7.37-38).
Precisamos compreender que, por mais que conseguimos saciar nossa sede natural por alguns momentos, somente Cristo pode matar nossa sede eternamente. É Nele que somos perdoados, justificados e salvos.
Cristo é a água viva, fonte eterna pela qual anseia nosso coração, por isso, nos convida todos os dias: “Se alguém tem sede, venha a mim, e beba.” (João 7.37)
Que hoje, possamos aceitar o convite de Jesus, beber dessa água pura e desfrutar de vida verdadeira. Que possamos abandonar outras fontes e buscar vida na única fonte que é acessível, gratuita, inesgotável e que nos transforma de dentro para fora – Jesus Cristo, nosso Salvador!
“E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida.” (Apocalipse 21.6)
::Denise Tomaz de Souza –
Igreja Evangélica Assembleia de Deus em SJP – PR.