quarta-feira, maio 02, 2012

Conhece-te a ti mesmo

Ao ler esta exposição bíblica, você pode achar que não é muito importante. Mas a frase acima foi proferida pelo filósofo Sócrates e, só conhecendo-se a si mesma é que a pessoa define a verdadeira prioridade de sua vida, aqui neste mundo e após a morte.

Enquanto o termo “Adão” (em hebraico) significa “barro vermelho”, referindo-se ao corpo físico, o termo “homem” (em grego) significa “aquele que olha para cima”, isto é, o homem espiritual que busca comunhão com Deus.

Alguns imaginam o homem como corpo, alma e espírito – I Tessalonissenses 5.23; Hebreus 4.12. O homem seria como um edifício de três andares, sendo o 1º e 2º andares (corpo e alma) com janelas para os lados e o 3º andar (espírito) com uma clarabóia para cima – Lucas 1218 e 19.

Outros imaginam o homem como material (corpo) e imaterial (alma). O homem seria como um edifício de dois andares no qual o primeiro andar seria o corpo (com janelas para os lados) e o segundo andar seria a alma e o espírito (com janelas para os lados e uma clarabóia para cima) – Eclesiastes 12.7; Mateus 10.28, 26.41 I Coríntios 5.3, 5, 7.34; Tiago 2.26; III João 2.

Parece que em Marcos 1230 Jesus agrupou “coração, alma, força e entendimento” (CAFÉ)
A palavra “coração” aparece muitas vezes na Bíblia referindo-se ao interior do homem, em relação à origem dos pecados ( Marcos 7.21 a 23), em relação a guardar a Palavra de Deus (Deuteronômio 6.6; Salmos 119.11), inclusive Deus pede que o homem Lhe entregue seu coração (Provérbios 23.26a). Precisamos crer com o coração (Romanos 10.9 e 10), amar os irmãos, de coração (Romanos 12.10a) e fazer a Obra de Deus com todo o coração. (Colossenses 3.23).

Outros ainda, imaginam o homem integral, como uma unidade (composto de corpo, alma e espírito conjuntamente). Infelizmente, a desvalorização do corpo físico tem prejudicado muito a mordomia do corpo e a responsabilidade do homem de apresentar seu corpo a Deus (Romanos 6.12 e 13; Romanos 12.1). Compreendemos melhor a unidade do homem (corpo, mente e espírito num só ser) quando pensamos na Trindade Divina (Pai, Filho e Espírito Santo) como um só Deus.

Na exposição do próximo mês observaremos melhor a importância de conhecermos bem essa estrutura humana. Aguardem. E que o Espírito de Deus nos ilumine!

Escrito por admadureira